2.000 mil casos!


A cidade de Timóteo (MG) ultrapassou a marca de 2 mil casos de dengue neste ano. Levantamento feito pela Vigilância em Saúde contabilizava 1.980 casos da doença até quinta-feira (17), média de 120 casos por dia. A situação mais crítica é no distrito de Cachoeira do Vale, onde foram notificados 262 casos de dengue, e no bairro Ana Rita, com 132 casos. A Vigilância em Saúde, porém, alerta que esse número deve ser bem maior, uma vez que muitos casos não são notificados às autoridades.

Os números da dengue em Timóteo preocupam a Prefeitura Municipal, pois apresentam uma alta da segunda para a terceira semana epidemiológica. “Precisamos do empenho de toda a população para eliminarmos o mosquito e os focos”, convocou o Secretário Municipal de Saúde, Ricardo Martins Araújo. “É preciso que os moradores se conscientizem e cuidem das suas residências. A maioria dos focos está dentro das casas, e só os moradores é quem podem resolver a situação”, alertou Araújo.

Índice

Apesar do alto número de casos de dengue em Cachoeira do Vale e no bairro Ana Rita, outros bairros também despertam preocupação da Vigilância em Saúde.

No Recanto Verde as notificações caíram de 46 para 37 casos, mas subiram para 63 nas três primeiras semanas de 2013. Essa situação coloca em alerta os moradores de bairros vizinhos, como Limoeiro e Alphaville.

Casas são os maiores números de foco

Vasilhas de água e comida de animais domésticos e de plantas são os principais focos de reprodução do mosquito da dengue. A constatação é do mais recente Levantamento de Índice Rápido do Aedes Aegypti (LIRAa), feito em Timóteo. O LIRA do município apontou que três em cada 100 domicílios apresentaram focos de dengue.

Desse total, 47% dos focos encontrados estavam em vasilhames de água para cães, gatos e galinhas, conforme a pesquisa dos agentes de endemias da Secretaria de Saúde de Timóteo.

Os depósitos de água no chão (caixas d’água e tambores) foram responsáveis por 19% dos focos encontrados nas residências de Timóteo. Uma outra situação de alerta são os tanques, ralos de cozinha e caixas de gordura – depósitos fixos –, que representam 14,5% dos focos encontrados.

Centro de Hidratação

A abertura do Centro de Hidratação e Repouso na Unidade de Saúde Mario de Souza, no bairro Olaria, melhorou consideravelmente o atendimento às vítimas da dengue em Timóteo. O município centralizou o atendimento dos casos de dengue na unidade próxima à UPA João Otávio, para onde são encaminhados os casos graves.

Até quinta-feira (17), com uma semana de funcionamento do Centro de Hidratação, 833 pessoas já haviam sido atendidas na Unidade Mário de Souza. No local, os pacientes são acolhidos e passam por exames de sangue, além de receberem soro, medicamentos e ficarem sob repouso.

“A população tem se mostrado mais tranquila e compreensiva em relação à doença e aos esforços que estão sendo feitos para combater a dengue. Esse trabalho envolve a Prefeitura e a população”, afirmou a chefe da Vigilância em Saúde de Timóteo, Eunice Silva Siveira. Ela destaca a rapidez na resposta dos atendimentos como a principal causa da boa aceitação dos pacientes.

A rapidez dos resultados dos exames de plaquetas, que aponta a gravidade dos casos, é outro fator de segurança tanto da equipe quanto das pessoas atendidas. “Estamos todos mais seguros quanto aos atendimentos”, afirmou Eunice. Ela destacou, no entanto, que os cuidados com os focos do mosquito devem continuar nas casas. “Temos que verificar nossas casas, nossos quintais e nossas ruas”, convocou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário