Mapa da dengue!


Timóteo traça o ‘mapa’ da dengue e intensifica combate ao Aedes aegypti.



A Prefeitura de Timóteo está intensificando a mobilização na cidade para o combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue. As Unidades de Saúde, agentes comunitários e agentes de controle de endemias estão reforçando a campanha de esclarecimentos da população para combater os focos do mosquito em quintais e residências, onde estão 90% dos problemas, conforme o último Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti(LIRAa), feito na primeira quinzena de janeiro.

Além de alertas e informações sobre a doença e o seu transmissor, a mobilização contra a dengue também envolve a Secretaria de Obras e o setor de limpeza pública, com a coleta de lixo, entulhos e materiais que possam acumular água e virar focos do mosquito. Cartazes informando os locais com mais problemas também serão afixados nas Unidades de Saúde para orientar a população.

Outra iniciativa da PMT para evitar uma nova epidemia de dengue é uma lei, aprovada no fim de 2013 pela Câmara de Timóteo, que estipula punições a moradores e proprietários de lotes e de empresas que não tomarem os cuidados necessários para evitar o surgimento de focos do Aedes aegypti. A legislação autoriza os agentes de controle de endemias da PMT a entrarem em locais sob suspeita de focos e a multar quem não cuidar dos seus locais de moradia e de trabalho.


FOCOSConforme o secretário municipal de Saúde, Ricardo Araújo, as fortes chuvas do fim do ano passado e o intenso calor nesse início de ano formam o “cenário” ideal para a proliferação do mosquito da dengue. Ele destaca que, além dos esforços da Prefeitura, é preciso que todos os moradores também se engajem nessa luta. “É preciso começar essa luta dentro das nossas casas, envolvendo familiares, vizinhos e amigos para evitar que o município sofra uma nova epidemia de dengue”, reforça Ricardo Araújo.

Levantamentos da Secretaria de Saúde identificaram os locais com maior número de focos, traçando um verdadeiro “mapa” do Aedes aegypti em todos os bairros de Timóteo. Os “campeões” dessa triste estatística são os bairros Serenata, Macuco e Alphaville. “A luta contra a dengue tem que ser permanente, mas é preciso que cada morador faça a sua parte, pois a grande maioria dos focos do mosquito está dentro das residências”, insiste Ricardo Araújo.

No Serenata, foram encontrados focos do mosquito da dengue em residências da avenida Ari Barrosos e da rua Francisca Gonzaga. No bairro Macuco, a maioria dos focos foi encontrada em moradias das ruas Pintagol, Tico Tico, Galo do Campo e Patativa, enquanto no Alphaville a maior parte dos focos foi encontrada nas ruas Dolores Duran,Vinicius de Moraes e Elis Regina.


“MAPA” DA DENGUEDe acordo com a Secretaria de Saúde, nos demais bairros a maior parte dos focos do Aedes aegypti foi encontrada nos seguintes locais:
 
Alegre – ruas Um e Sete;
Ana Moura – avenida Ana Moura e ruas Um, Manoel Mateus e Limões;
Ana Rita – avenida Acesita e ruas Grécia,Guatemala e Noruega;
Bandeirantes – ruas Sputnik e Galáxia;
Bela Vista – ruas Barão de Cocais e Sabará e beco Porto Alegre;
Bromélias – rua Linths Novaes;
Cachoeira do Vale – ruas Ceará, Belo Horizonte, Guanabara, Mato Grosso e Espírito Santo;
Centro Sul – ruas Inhapim,São José e 7 de Setembro;
Centro Norte – ruas 21 de Abril e 31 de Março;
Córrego do Caçador – rua.Lambari;
Limoeiro – avenida dos Pinheiros;
 Primavera – avenida Acesita e rua Crisandália;
Quitandinha – rua Senador Milton Campos;
Recanto Verde – ruas Sapucaia e Balsamo;
Santa Maria – avenida 13;
Santa Terezinha – rua dos Bancários;
São José – ruas Washigton Luiz e Castelo Branco;
Timotinho – avenida Ana Moura;
Vale Verde – rua Álamo;
Vila dos Técnicos – rua 38.



Nenhum comentário:

Postar um comentário